Esta nomenclatura é provisória por natureza e será acrescentada e aperfeiçoada à medida que o progresso da investigação o exigir. As definições heráldicas procurarão ser coerentes entre si, de modo a evitar algumas incongruências terminológicas ainda existentes na literatura disponível. Devemos lembrar, por outro lado, o objectivo final de estender estas definições à Semiótica Visual como um todo, daí que nem sempre o formato muito particular do campo em forma de escudo, por exemplo, adequar-se-á a uma generalização sintáctica.
Ordenámos as entradas, mas isso não implica seguir a ordem alfabética correspondente aos vários artigos sucessivos, guiando-nos acima de tudo pelo interesse que a definição formal dos termos já publicados possam suscitar. Incluímos após cada termo as tipologias respectivas, entre chaves, de maneira a situar melhor o leitor. Novas interpretações e vocábulos introduzidos durante a investigação aparecem classificados como neologismos; a grande maioria híbridos da Heráldica e da Semiótica. Sempre que possível incluiu-se um exemplo de cada acepção, preferencialmente os existentes no armorial português, na dissertação ou neste blogue. As primeiras acepções não se assinalam (1) nas suas entradas.
Usaremos aqui os sinais da tabela publicada no artigo Siglas, Símbolos e Abreviaturas. Relembramos apenas alguns, que dizem respeito às tipologias de cada entrada: {ASP} (traço heráldico de aspecto), {ASS} (traço heráldico de assentamento), {ATI} (traço heráldico de atitude), {AUX} (disciplina auxiliar), {CON} (traço heráldico conectivo), {DIS} (traço heráldico de disposição), {ENC} (traço heráldico de encobrimento), {ESM} (traço heráldico de esmalte), {FIG} (traço heráldico de figuração), {HER} (Heráldica), {LIN} (Linguística), {LOC} (traço heráldico de localização), {NEO} (neologismo), {NUM} (traço heráldico de número), {ORI} (traço heráldico de orientação), {PAD} (traço heráldico de padrão), {PRO} (traço heráldico de proporcionalidade), {SEM} (Semiótica), {SEP} (traço heráldico de separação).
jacinto {HER} {ESM} Nomeação da cor fulva em alguns brasonamentos.
janela {HER} {FIG} Figuração deste elemento arquitectónico.
(e.g. selo do Cabido da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira em Guimarães)
janela (2) {HER} {FIG} Ver "fresta".
jarra {HER} {FIG} Figuração deste recipiente.
(e.g. armas dos Beleza)
javali {HER} {FIG} Figuração deste animal da espécie Sus scrofa.
(e.g. armas dos Chacim)
jazendo {HER} {ATI} Atitude da figuração antropomórfica deitada; jacente.
(e.g. armas dos Barregoso)
joelhos (de) {HER} {ATI} Atitude da figuração antropomórfica ajoelhada.
(e.g. selo de D. Giraldo Domingues, Bispo de Évora)
junto {HER} {LOC} Duas ou mais figurações próximas entre si.
(e.g. armas dos Martins, outros)
juntos {HER} {DIS} Duas ou mais figurações ou suas partes a tocarem-se entre si.
(e.g. armas dos Deus-Dará)
jurisdição {AUX} Espaço geográfico onde é exercido o poder jurídico de uma autoridade, delimitando por extensão também o poder político.
justa {AUX} Combate medieval ordenado entre dois cavaleiros armados.
justaposto {HER} {ENC} Ver "sobreposto".