Esta nomenclatura é provisória por natureza e será acrescentada e aperfeiçoada à medida que o progresso da investigação o exigir. As definições heráldicas procurarão ser coerentes entre si, de modo a evitar algumas incongruências terminológicas ainda existentes na literatura disponível. Devemos lembrar, por outro lado, o objectivo final de estender estas definições à Semiótica Visual como um todo, daí que nem sempre o formato muito particular do campo em forma de escudo, por exemplo, adequar-se-á a uma generalização sintáctica.
Ordenámos as entradas, mas isso não implica seguir a ordem alfabética correspondente aos vários artigos sucessivos, guiando-nos acima de tudo pelo interesse que a definição formal dos termos já publicados possam suscitar. Incluímos após cada termo as tipologias respectivas, entre chaves, de maneira a situar melhor o leitor. Novas interpretações e vocábulos introduzidos durante a investigação aparecem classificados como neologismos; a grande maioria híbridos da Heráldica e da Semiótica. Sempre que possível incluiu-se um exemplo de cada acepção, preferencialmente os existentes no armorial português, na dissertação ou neste blogue. As primeiras acepções não se assinalam (1) nas suas entradas.
Usaremos aqui os sinais da tabela publicada no artigo Siglas, Símbolos e Abreviaturas. Relembramos apenas alguns, que dizem respeito às tipologias de cada entrada: {ASP} (traço heráldico de aspecto), {ASS} (traço heráldico de assentamento), {ATI} (traço heráldico de atitude), {AUX} (disciplina auxiliar), {CON} (traço heráldico conectivo), {DIS} (traço heráldico de disposição), {ENC} (traço heráldico de encobrimento), {ESM} (traço heráldico de esmalte), {FIG} (traço heráldico de figuração), {HER} (Heráldica), {LIN} (Linguística), {LOC} (traço heráldico de localização), {NEO} (neologismo), {NUM} (traço heráldico de número), {ORI} (traço heráldico de orientação), {PAD} (traço heráldico de padrão), {PRO} (traço heráldico de proporcionalidade), {SEM} (Semiótica), {SEP} (traço heráldico de separação).
ucraniano {LIN} Língua de verbalização eslava falada na Europa Oriental.
(e.g. armas do Principado da Galícia)
um {HER} {NUM} Traço heráldico desta quantidade.
(e.g. armas dos Calaça)
um (2) {HER} {NUM} Equivale a uma única unidade do mesmo traço heráldico depois repetido no brasonamento.
(e.g. armas dos Padilha)
um (3) {NEO} Especificação desta quantidade.
(e.g. armas do Ducado de Brabante)
unha {HER} {FIG} Ver "casco".
unhado {HER} {CON} Conectivo da figuração implícita de um casco num animal ao seu esmalte, que é distinto do corpo.
(e.g. armas dos Pimentel)
unicórnio {HER} {FIG} Figuração deste animal fantástico.
(e.g. armas dos Teixeira)
unidade combinatória {SEM} Modo replicativo da formação de um signo pela associação articulada de traços sígnicos bem determinados e segundo um conteúdo.
unidade pseudo-combinatória {SEM} Modo replicativo da formação de um signo pela associação articulada de traços sígnicos bem determinados e de conteúdo vago.
unido {HER} {ORI} Figurações, habitualmente lisonjiformes, orientadas entre si pelo contacto consecutivo das suas pontas numa só direcção.
(e.g. armas dos Barejola)
unido (2) {HER} {ASP} Aspecto de várias figurações empilhadas umas sobre as outras.
(e.g. armas dos Brandão)
unido (3) {HER} {DIS} Disposição de duas meias-figurações reunidas pelas secções.
(e.g. armas dos Loronha)
unido (4) {HER} {DIS} Ver "reunido".
universo amostral {AUX} Conjunto dos elementos em estudo disponíveis para a amostragem estatística; população.
urso {HER} {FIG} Figuração deste animal do género Ursus.
(e.g. armas dos Silveira)
urtiga {HER} {FIG} Ver "ortiga".
uvular {LIN} Fonema consonantal gerado pela constricção do ar entre a língua e a úvula.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |