Continuaremos a caracterizar as armas de Sagremor neste terceiro plano semântico. Estabelecidas as coordenadas húngaras das metonímias referentes, é natural que se continue pelo mesmo tom, obedecendo à restrita tipologia definida nos quase dois mil traços heráldicos já investigados. Para Sagremor encontrámos num primeiro nível semântico a metonimização do seu referente em território, em gentílico no segundo e finalmente em hidrónimo no que iremos desenvolver a seguir.
Continuando com a expressão verbalizante em latim, achamo-nos desta vez perante o majestoso rio de Budapeste, o denominante Danubius (lat. Danúbio). Resulta num índice de discrição bastante favorável, k = 0,14, parófono ao designante da (lat. diz) nubis (lat. nuvem). Ressaltamos tomar-se iu em Danubius como ditongo, porque este i é breve, figurando assim numa única célula a emparelhar com o outro i de nubis. Note-se que a contagem do número máximo de fonemas alterou-se de oito para sete por este motivo. O verbo do (lat. dar) possui um grande número de acepções, das quais algumas poderiam ser usadas no contexto. Pensamos, contudo, que a forma imperativa da segunda pessoa é a mais adequada, com o sentido de “Diz!” ou “Explica!”.
Danubius ~ Da nubis produz uma monossemia simples, já que é responsável pelo cantão em prata. É bem verdade que a alteração do esmalte da estrela correspondente de ouro em negro também lhe será imputada, mas como consequência secundária da sematização dos traços heráldicos pré-definidos. Como no nível precedente há metonímia redundante: diz não está associado a qualquer traço heráldico mas à própria função parofónica do escudo pelas contiguidades diz > falante > armas falantes, o que de facto são. O segundo termo, nubis, não deixa qualquer lugar a dúvidas, seja pelo sentido, seja pela complementaridade ao que se tinha já averiguado. Definido que estava o tema estelar, nada mais apropriado do que este fenómeno meteorológico para conjugar uma belíssima ordenação heráldica.
A nuvem é branca, convenientemente, e esconde a luz ao “passar” em frente a uma das estrelas, transformando o seu esmalte dourado. Assinalamos, pois, o fenómeno sematizante de oposição entre a luz e a obscuridade. Ademais, a estrela solitária vai colocar-se exactamente no centro do cantão, a condicionar o posicionamento das outras duas, como referido. Percebe-se com clareza a exigência do processo iterativo na génese destes brasonamentos medievais. Não seria possível definir o arranjo das estrelas e da nuvem em duas construções estanques e independentes. O brasonamento estabelece ainda que a estrela deve achar-se sobre o cantão, apesar da semântica demandar o inverso, fazendo-nos entender que nem sempre a descrição expressiva formal será um guia mais adequado para a compreensão do conteúdo subjacente. Creio que será esta a dificuldade capital para que a ciência heráldica liberte-se das interpretações convencionalizadas pelas normativas tardias.
Segundo parece, simboliza-se no desenho outra característica imanente às nuvens, o movimento, talvez em simultâneo com o fenómeno de complementação dos traços heráldicos. A nebulosidade não poderia ocupar todo o campo do brasão: perderia muito da sua força expressiva. Excluímos assim de todo a obstrução das três estrelas. Só a oposição amarelo × negro permite vislumbrar com clareza o enredo que se procura representar. A ocupar apenas um pedaço do campo, um farrapo de nuvem apresta-se a ocultar apenas uma estrela, também no primeiro cantão do esquartelado, como é hábito, aliás, nos brasonamentos. Ao mesmo tempo esta localização provoca o desequilíbrio visual pela assimetria dos espaços cromáticos. O desequilíbrio traduz-se em movimento e vai contribuir à semântica através de outra metonímia: nuvem > movimento > desequilíbrio > assimetria. A opção de usar-se, por exemplo, um contrachefe em branco, deixaria a desejar pela estabilidade implícita.
Sagremor - Armas de Fantasia (III) | ||||||||||||
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Classificação | ↓ | Descrição | ||||||||||
Armas de Fantasia | R | Sagremor | ||||||||||
Hidrónimo | M | Danúbio | ||||||||||
Língua de Fantasia | V | Danubius (latim) | ||||||||||
Denominante | A | Danubius | ||||||||||
Grafemização | A | D | A | N | U | B | I | U | S | ||||||||||
Fonemização denominante | A | d | a | n | u | b | iu | s | ||||||||||
Emparelhamento | A | d | a | n | u | b | iu | s | ||||||||||
A | d | a | n | u | b | i | s | |||||||||||
Coeficiente de transposição | A | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | ||||||||||
Coeficiente de carácter | A | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,5 | 0,0 | ||||||||||
Coeficiente de posição | A | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 1,0 | 0,0 | ||||||||||
Parcelas | A | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,5 | 0,0 | ||||||||||
Índice de discrição | A | k = 0,14 | ||||||||||
Fonemização designante | A | d | a | | n | u | b | i | s | ||||||||||
Grafemização | A | D | A | | N | U | B | I | S | ||||||||||
Designante | A | da | nubis | ||||||||||
Acção + Meteorologia | E | diz + nuvem | ||||||||||
Redundância, metonímia simples | S | diz › falante › arma falante | ||||||||||
S | diz | |||||||||||
Monossemia simples | S | cantão | ||||||||||
S | nuvem | |||||||||||
Esmalte | H | De vermelho | ||||||||||
Número | H | 1 | um | |||||||||
Separação | H | farrapo | cantão | |||||||||
Imanência | C | nuvem | ||||||||||
Localização | C | primeiro quartel | ||||||||||
Simetria | C | assimétrico | ||||||||||
Metonímia simples | S | nuvem › móvel › desequilíbrio › assimetria | ||||||||||
Esmalte | H | esbranquiçada | de prata | |||||||||
Imanência | C | nuvem | ||||||||||
Contraste | C | vermelho, negro | ||||||||||
Conectivo | H | cantão + estrelas | e | |||||||||
Número | H | três | ||||||||||
Figuração | H | estrelas de cinco pontas | ||||||||||
Número | H | duas | ||||||||||
Esmalte | H | de ouro | ||||||||||
Conectivo | H | estrelas + estrela | e | |||||||||
Número | H | 1 | uma | |||||||||
Figuração | H | 5 pontas | (estrela) | |||||||||
Preenchimento | C | área do cantão | ||||||||||
Simetria | C | eixo vertical do cantão | ||||||||||
Centralidade | C | diagonais do cantão | ||||||||||
Esmalte | H | obstrução | de negro | |||||||||
Imanência | C | nuvem | ||||||||||
Contraste | C | prata | ||||||||||
Oposição | S | luz × obscuridade | ||||||||||
Localização | H | debaixo da nuvem | no cantão |
(próximo artigo nesta série III/III)